terça-feira, 4 de março de 2014

Um pouco mais: FHI-7E B10M

Modelo já apresentado no blog, um orgulho da busologia nipônica, um Volvo B10M sob uma carroceria Fuji Heavy Industries 7E. Depois de um bom tempo, finalmente saiu uma informação quentinha dessas super máquinas.

Eles foram apresentados em 1998 pela Keisei Bus de Chiba, eram 10 ônibus articulados para operar as rotas entre a Estação Makuharihongo, a Estação Makuhari, o centro de convenções Makuhari Messe e o estádio Chiba Marine Stadium. Na época, foram os primeiros articulados a rodar em perímetro urbano no Japão.


O chassi oficialmente era o KC-B10M, um B10M incrementado e melhorado, com 69 cavalos adicionados ao motor THD100EE de 9.6L e 275cv (totalizando 344cv).


Após 12 anos de serviços prestados, foram aposentados em agosto de 2010, devido a regulamentos sobre emissões de poluentes, e substituídos por 19 MB Citaro Gelenkbus e 4 Neoplan Centroliner, todos articulados Euro 4 (alguns Citaros e os Centroliner operam para outra empresa, e os Citaros restantes operam para a Keisei Bus). A venda dos 7E B10M foi publicada no site oficial da Volvo, e em março de 2011, a Rede de ônibus Iwasaki, da Prefeitura (Província) de Kagoshima, comprou 4 deles, e ao que parece, foram transferidos ainda em 2011 para a JR Bus Kanto (divisão de ônibus e vans da East Japan Railway).
Dadas as complicações do idioma japonês, não se sabe o destino dos outros 6 modelos. Até sair algo mais condizente, ficamos com fotos dos 7E B10M e seus substitutos, os Citaros Voith da Keisei.










































































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